sexta-feira, 4 de novembro de 2016

AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA

http://aeb.edu.br/wp-content/uploads/2015/08/Logo-Hist%C3%B3ria.png 
) Há milhares de anos, os seres humanos ao redor do mundo já pintavam e gravavam imagens nas paredes de grutas, rochas ou a céu aberto. Esses trabalhos são conhecidos como?   (0,5)
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
2º) Os pesquisadores da China e dos Estados Unidos descobriram o que pode ser evidências mais antigas de escritas do mundo. Tendo em vista essa descoberta. Onde nasceu a escrita?  (1,0)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
3º)  Coloque V (verdadeira) e F (falso).
a)      (   ) As pinturas rupestres não tem nenhuma importância fundamental nas representações dos seres humanos. (0,5)
b)      (         ) As imagens pintadas tinham grades significados na mitologia grega; (0,5)
c)      (         ) Há 40 mil anos os seres humanos começavam a representar a vida; (0,5)
d)     (     ) Por meio das pinturas rupestres, os seres humanos começavam a expressar sentimentos, anseios e preocupações. (0,5)
            
) “Assim como acontece hoje, principalmente nas grandes cidades, nossos antepassados criaram símbolos que transmitiram ideias a membros do seu grupo, de outros que viveram na mesma época e de outra geração”.
Tendo em vista a frase a cima:  As pinturas rupestres teve uma grande importância no (a): (0,5)
a) procura melhor da caça e fertilidade;
b) proteção dos caçadores da época;
c) Imagem de animais e plantas;
d) desenvolvimento cultural dos nossos ancestrais.
5º) As pinturas mais antigas datam, aproximadamente, de 25 mil anos e foram encontradas na Europa, em especial na Espanha, sul da Itália e França. Mas para executar as pinturas. O que os nossos ancestrais usavam para desenhar nas cavernas, rochas?      (1,0)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
6º) A chegada do ser humano à América tem gerado várias hipóteses, uma delas, e a mais aceita, foi a travessia através do Estreito de Bering. Relate como ocorreu essa travessia. ? (1,0)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
7º) No Paleolítico (Idade da Pedra Lascada) destacou-se a arte rupestre. Qual das alternativas abaixo explica o que era a arte rupestre? (0,5)
A) A arte rupestre era composta por representações gráficas (desenhos, símbolos, sinais) feitas em paredes de cavernas ou pedras pelos homens do período Paleolítico.
B) Tipo de arte feita na Pré-história que se baseava na pintura de quadros e escultura em madeira.
C) Pinturas feitas com sangue de animais nas paredes das primeiras igrejas, que surgiram neste período.
D) Estilo artístico desenvolvido na Pré-História onde os artistas podiam expor suas obras de arte em pequenos museus e galerias de arte.
8º) No Brasil, até meados de 1998 haviam sido catalogados cerca de 800 sítios arqueológicos com pintura rupestre. Cite 2 (dois) de alguns dos mais importantes encontrados no Brasil? (0,5)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.



fonte: http://simonehelendrumond.blogspot.com.br/

0 comentários :

Postar um comentário